Fique bem informado com o JCN:

Arte

15º Festival da Cultura Alemã e Pomerana enaltece jovens talentos

Publicado

em

FESTCAP

Nos dias 25, 28 e 29 de setembro acontecerá a 15ª edição do Festival Estudantil da Cultura Alemã e Pomerana (Festcap).

O evento, anualmente promovido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com uma Comissão Especial, consolidou-se no calendário municipal, buscando a valorização e permanência da cultura alemã e pomerana, de significante presença no município, com atividades como artesanato, bandas típicas, canto, culinária, dança tradicional, poesia e música instrumental.

Criado em 2002, pelo então secretário municipal de Educação, Basílio Barbosa, e pela diretora da E.M.E.F. Carlos Moreira, Izelda Ramon Stumpf, com apoio da Secretaria de Educação e Esportes, o Festival chamava-se Festival Estudantil da Cultura Alemã (FESTCAL), mas teve seu nome alterado, no intuito de uma expansão cultural, que envolvesse junto a cultura pomerana, com suas particularidades e seus pontos em comum com a cultura alemã.

A edição deste ano, segundo a professora de língua pomerana e uma das coordenadoras do evento desde o seu início, Tanise Stumpf,  ainda está sendo desenhada, observando alterações na programação, e a licitação da banda típica.

No dia 25, acontecerá a escolha dos casais Fritz e Frida — o par que, representando a escola de origem, dentro de diversas modalidades, simboliza um casal germânico, com seus traços típicos, preservando a irreverência e cultura própria de seu povo. Esse casal realizará no mesmo dia um desfile pela cidade, convidando a comunidade para o evento.

—  Canguçu se destaca por fazer um movimento de valorização cultural, que nenhum outro município faz neste estilo. Esse evento é primordial para a comunidade. No último ano, a Administração viu o quão positivo ele é, por que a maior parte do público vem do interior até a cidade para prestigiar os filhos. — explica a professora.

Tanise aponta, ainda, que o Festival proporciona a expressão da língua e leva a comunidade para o Ginásio Municipal, fortalecendo a cultura e suas características próprias. Além disso, une escolas, secretarias e alunos em um movimento que valoriza e promove a cultura local.

Os locais seguem os mesmos da edição do ano passado: Cine Teatro Municipal (rua Coronel Gênes Bento, no Centro) e Ginásio Municipal de Esportes Conrado Ernani Bento (rua Teófilo de Souza Matos, no bairro Izabel).

O critério de escolha dos jurados é pautado no conhecimento sobre a cultura alemã e pomerana. Há preferência pela escolha dos que não residem no Município, evitando a possibilidade de vínculo deles com alguma escola, fortalecendo uma escolha mais justa.

Para os estudantes que participam do evento, é exigido que falem a língua pomerana. Neste ano, a estimativa é de que mais de 20 escolas municipais participem do Festival.

—  A cada ano, descobrimos jovens talentos. Na última edição, observamos que a qualidade das apresentações melhoraram muito. As escolas não estão preocupadas em apenas levar os alunos, mas em direcioná-los para as áreas conforme suas aptidões. A Tarcila Siefert é um dos inúmeros talentos descobertos no festival. Sua voz emociona a todos, quando ela canta “Du machst Sehnsucht”. — destaca Tanise.

No dia 28 o evento retorna com canto individual e coletivo, causo e poesia, com alunos desde os anos iniciais até o ensino médio. E no sábado (29), o destaque fica para os grupos de dança.

—  A cada nova edição, o FESTCAP cresce mais, abrange mais alunos e melhora a qualidade, tanto das apresentações quanto do evento em si. Os estudantes buscam ser cada vez melhores. Eles estão se dando conta do que é ser pomerano. Eles carregam no sangue uma cultura que é viva e atuante em nosso Município — conclui Tanise.

 

— Material produzido em parceria com o Jornal Tradição.

Arte

Designer de moda promove Open Brechó com peças a partir de R$ 5

Publicado

em

Foto: Reprodução/Facebook

Nesta sexta-feira (7), acontece a primeira edição do Open Brechó, com peças da estação como mom jeans, shorts cintura alta e moda vintage a partir de R$ 5,00.

O Open Brechó é realizado pelo Rebobina Brechó é uma loja online que atua pelo instagram (@rebobina.brecho) há quase 3 anos sob a organização da Designer de Moda Mariana Brandão.

Segundo a organizadora, o Rebobina se trata da nova geração de brechós que vem surgindo, comercializando roupas de segunda mão em perfeitas condições. As peças garimpadas passam por um processo de curadoria, todas são cuidadosamente inspecionadas, lavadas e às vezes customizadas, dando um novo visual a peça de segunda mão.

O Open Brechó acontece das 10h às 20h30, sem fechar ao meio dia, na rua Monsenhor Jacob, 258. No sábado, último dia da ação, haverá a presença da marca pelotense Maggie Store.

Continue Lendo

Destaques da Semana

Copyright © 2019 — Jornal Canguçu Notícia LTDA