Fique bem informado com o JCN:

Economia

7 estudantes da ETEC foram contemplados com a Bolsa Juventude Rural

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira (24), no Gabinete do Prefeito, aconteceu o ato de entrega dos contratos do Programa Bolsa Juventude Rural, que visa dar oportunidade e condições de acesso e permanência no Ensino Médio e de implantação de projetos produtivos sustentáveis, estimulando a sucessão nas propriedades rurais familiares.

Conforme a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, o programa contempla 495 jovens rurais, parte deles em regime de pedagogia de alternância. A bolsa consiste em R$ 200 mensais para cada estudante, por 10 meses, por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).

Destinada a estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais ou de instituições sem fins lucrativos, o Bolsa Juventude Rural recebeu inscrições de quase 800 jovens. Em Canguçu, 7 estudantes da Escola Técnica Estadual de Canguçu (ETEC) foram contemplados:

Alice de Oliveira Garcia — Escola Técnica Estadual de Canguçu (ETEC)
Carolaine da Rosa Ávila — Escola Técnica Estadual de Canguçu (ETEC)
Chaiane da Rosa Ávila — Escola Técnica Estadual de Canguçu (ETEC)
Lieltom Cardoso Teixeira — Escola Técnica Estadual de Canguçu (ETEC)
Luan de Souza Dias —  Escola Técnica Estadual de Canguçu (ETEC)
Arthur de Mattos Cenzi — Escola Técnica Estadual de Canguçu (ETEC)
Matheus Radtke Iven — Escola Técnica Estadual de Canguçu (ETEC)

 

SOBRE O PROGRAMA

O Programa Bolsa Juventude Rural tem como objetivo estimular a permanência de jovens no meio rural. Segundo a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) 502 candidatos preencheram os requisitos e foram habilitados para receber a Bolsa Juventude Rural, sendo sete de Canguçu. Neste ano (2018), o governo do Estado garantiu a aplicação de R$ 1 milhão no programa.

Os nomes dos alunos de Ensino Médio habilitados e classificados para receber a Bolsa Juventude Rural em 2018 foram publicados no Diário Oficial do Estado, na quarta-feira (4).

Os candidatos foram classificados por meio da renda apresentada na Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP), conforme previsto no edital do programa. Para concorrer ao Bolsa Juventude Rural, os estudantes precisaram se enquadrar em requisitos como ter entre 15 e 29 anos, ter DAP ativa e baixa renda bruta familiar.

Canguçu Notícia, com informações de Roberta Pereira/Prefeitura de Canguçu

Foto: Roberta Pereira/Prefeitura de Canguçu

Crise

Vinicius Pegoraro decreta situação de emergência em Canguçu

Publicado

em

Foto: Jornal Canguçu Notícia

Na última quinta-feira (9), o prefeito Vinicius Müller Pegoraro anunciou através das redes sociais, um decreto oficial de situação de emergência no município, devido a estiagem e seus efeitos na agricultura.

Em nota oficial, Pegoraro explica os motivos que levaram ao decreto e ressaltou os efeitos causados pela estiagem que assola o município.

“Estávamos a 40 dias monitorando a situação, e hoje recebemos o laudo circunstanciado da EMATER que comprova os danos na produção agropecuária de Canguçu” — explica Vinicius, em nota.

Continue Lendo

Destaques da Semana

Copyright © 2019 — Jornal Canguçu Notícia LTDA