Fique bem informado com o JCN:

Saúde

Bloco Cirúrgico do Hospital de Caridade é reativado

Nos últimos meses, somente cirurgias particulares estavam sendo realizadas. Atualmente, a fila de espera para cirurgias no município é de 90 pacientes.

Publicado

em

Foto: Facebook/Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (15), aconteceu a oficialização da reabertura do Bloco Cirúrgico do Hospital de Caridade de Canguçu (HCC).

O ato contou com a presença de vereadores e da imprensa local. Na oportunidade, aconteceu a assinatura dos contratos com as equipes médicas para a retomada das cirurgias eletivas, cobertas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em entrevista ao Jornal Canguçu Notícia, o chefe do Executivo Vinicius Pegoraro (MDB) destacou a parceria com a Câmara de Vereadores, que possibilitou a retomada dos serviços.

No começo do ano, uma reunião entre executivo e legislativo alinhou os detalhes sobre o funcionamento das cirurgias. A Câmara Municipal concordou em repassar ao hospital mensalmente um aporte de R$ 40 mil para a retomada do serviço.

— Tenho que destacar nesta ação de retomada, a parceria da Câmara de Vereadores. A prefeitura ainda trabalha na negociação da renovação do contrato do hospital com o Governo do Estado.

Segundo o prefeito, o contrato precisa ser renovado em um valor maior do que no ano passado, devido ao aumento de atendimentos e oferta de serviços. “A gente precisa que o Estado ajude a custear esse processo.”

O chefe do Legislativo Marcelo Maron (PTB), reforçou o alinhamento de ideias entre os poderes, no que se refere à saúde do Município.

— A gente tem notado ao longo dos anos que o Hospital sempre foi pauta e a Câmara sempre que pôde, ajudou. Não seria diferente neste momento. Tivemos essa conversa desde o começo do ano. Estaremos honrando esse compromisso. É importante solidificarmos o atendimento e o funcionamento do Hospital. — explicou Maron.

Para o presidente da Câmara, os últimos episódios de divergência de ideias na casa, gerou um ‘murmurinho’ de que o Legislativo pretendia construir um novo prédio para a Câmara de Vereadores.

— Não temos intenção de fazer uma Câmara de Vereadores nova, mas de fazer com que o dinheiro retorne na prestação de serviços para a comunidade.

Como vai funcionar?

Segundo a Prefeitura, interventora na gestão da casa de saúde desde dezembro do ano passado, as cirurgias irão respeitar a capacidade física e humana do hospital, e cirurgias de maior complexidade poderão ser repassadas a outros hospitais da região.

Nos últimos meses, somente cirurgias particulares estavam sendo realizadas. Atualmente, a fila de espera para cirurgias no município é de 90 pacientes. A Administração Municipal estima zerar a fila até setembro deste ano.

Saúde

Comunidade se mobiliza e 3 eventos surgem para arrecadar fundos para tratamento de Diogo

Publicado

em

Nos últimos dias, a comunidade se mobilizou e a campanha “AME o Diogo” ganhou força e novos mobilizadores.

No começo, as doações só podiam ser feitas por meio de depósito bancário. Aos poucos, as empresas abraçaram a causa, passando a colocar uma uma caixinha no empreendimento para estimular os clientes a darem a sua contribuição.

Nesta semana, três eventos beneficentes surgiram. A Primeira Maratona Musical, organizada pela Pedra de Toque Som, que acontece no dia 28 deste mês.

O evento acontece no Ginásio Municipal. O ingresso terá um custo de R$ 10,00. Até a tarde desta quarta-feira (17) ao menos doze atrações já haviam confirmado presença: Jukebox, Lipe Carvalho, Viny Grecco, Marcy Corrêa, Virou Maniah, Alles Blau, Rodeio dos Ventos, Thiago Nogueira, Nova Geração, Thawan e Rodrigo, Banda Porttal e Portal 4.

Todo dinheiro arrecadado dos ingressos e da copa será revertido integralmente ao Diogo. Segundo a organização, os músicos não cobraram cachê, nem mesmo taxa de transporte. A janta para os músicos foi toda doada por um empresário local.

“Me sinto no dever de ajudar enquanto ser humano, por uma causa tão importante que vale uma vida.” argumentou o proprietário da Pedra de Toque, Ahmad Hassan Filho.

No dia 5 de maio, o Ginásio Conrado Ernani Bento sediará um bingo beneficente, organizado pelo casal Roberson Castro e Natália Goulart.

O casal ainda está trabalhando na arrecadação dos prêmios e na organização das cartelas, mas adiantou que o evento terá copa sortida, música e muitas brindes.

“Conhecemos eles essa semana e nos tornamos amigos da família.” explicou Castro.

No dia 15 de maio, acontece o Fashion Sim, no Clube Harmonia. O evento é uma parceria das empresas Miau Moda Infantil, Maria Bonita e Cia do Esporte, com o promotor de eventos André Guerra. As empresas contam também com o apoio da empresa de som Pedra de Toque e do salão Glaura Cabeleireiras.

No evento serão apresentados as peças da Coleção Outono Inverno 2019 das três lojas. De acordo com a organização, toda a renda obtida com o evento será para somar a campanha do tratamento do Diogo Zarnot.

“Estaremos apresentando a coleção outono inverno. Em princípio, arrecadaremos fundos com a entrada, mas estamos estudando outras formas de arrecadar e novas parcerias estão aparecendo.”

Continue Lendo

Destaques da Semana

Copyright © 2019 — Jornal Canguçu Notícia LTDA