Fique bem informado com o JCN:

Cultura

Carnavalescos criam Projeto de Revitalização do Carnaval de Canguçu

Publicado

em

No dia 5 de fevereiro, um grupo de carnavalescos participou do programa Show da Manhã, apresentado pelo radialista Marcelo Pellegrinotti, na Rádio Cultura. O tema do programa era a não realização do carnaval em Canguçu.

Géder Barbosa, Paulo Zamir Duarte Barbosa (Salsicha), Mauro Domingues e a colunista do Jornal Canguçu Notícia Zuleica Reyes relembraram os antigos carnavais e debateram sobre a busca por um ponto de retomada da festa popular.

Segundo o grupo, na oportunidade foram abordadas ideias de revitalização do Carnaval que surgiram em uma reunião de Carnavalescos em março de 2012, quando a festa já perdia força. No programa, o grupo explicou que, na época, as idéias foram levadas ao poder público que simplesmente ignorou, mas teria garantido que seriam executadas reuniões mensais com a Secretaria de Cultura para projetar o carnaval de 2013.

Na época, o grupo organizou uma reunião com carnavalescos e simpatizantes para fazer um apanhado de idéias que pudessem ser transformadas em um “Projeto Social”.

A reunião abordou na época, propostas de capacitação de crianças, jovens, adultos e idosos com oficinas de dança, sopro e percussão; coreografia de desfiles; confecção de figurinos, adereços e alegorias (bonecos de papel machê e carros alegóricos).

Além disso, as capacitações incluiam também corte e costura artístico e canto e composição para a formação de Grupos Musicais. A proposta, segundo o grupo, era que a ação contribuísse para o aumento da participação cidadã na sociedade, no trabalho e na escola, e na absorção de valores ligados a cultura, principalmente à cultura do Samba. Em suma, o projeto visava criar mão de obra capacitada para o setor carnavalesco que possa dar início à criação de novas “Escolas de Samba” na cidade. 

Agora, sete anos depois, o grupo se movimenta para debater uma nova proposta, que busque fortalecer o carnaval em Canguçu.

Cultura

Inscrições abertas para Coral de Jovens

Publicado

em

Foto: Reprodução

Sente vontade de cantar em um coral, mas não encontrava um grupo? O Coral de Jovens, criado com o apoio da Prefeitura, é um projeto que nasceu do interesse de um grupo de jovens canguçuenses em proporcionar mais atividades culturais no município.

Os ensaios acontecem aos sábados às 14h no Cine Teatro Municipal e são ministrados pela professora de música Débora Martins. As inscrições para o Coral de Jovens podem ser realizadas através de um formulário online, clicando aqui.

Dúvidas podem ser tiradas pelos telefones: 3252-3950 ou (53) 984574298.

com informações da assessoria de imprensa

Continue Lendo

Destaques da Semana

Copyright © 2019 — Jornal Canguçu Notícia LTDA