Fique bem informado com o JCN:

Saúde

Casa da Amizade realiza a doação de 65 jogos de cama ao Hospital de Caridade

Publicado

em

Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

Na terça-feira (4), a Casa da Amizade realizou a doação de 65 jogos de cama e 50 toalhas de banho ao Hospital de Caridade de Canguçu (HCC).

A Casa da Amizade é uma entidade formada por esposas de rotarianos e outras senhoras da comunidade que frequentemente promovem as instituições canguçuenses.

O QUE SÃO AS CASAS DA AMIZADE?

Formada por esposas de Rotarianos, que espontaneamente passam a integrar a Entidade, cujo nome está sendo adotado em todo o país para melhor identificação e sentido de unidade. A organização que segue o mesmo objetivo do próprio Rotary, a qual denominou de Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR) caminha paralelamente, mas com vida própria, com estatutos e regulamentos regendo seu funcionamento.

A Associação presta serviços de caráter assistencial, moral e cultural, sem fins lucrativos, com finalidade de cooperar e auxiliar entidades filantrópicas, assistenciais e educativas; e outras obras assistenciais necessárias à comunidade e ao bem-estar da coletividade.

No Brasil, a primeira Casa da Amizade surgiu em Bauru, SP, em 1938. No exterior, elas têm uma história ainda mais antiga. De 1905, quando o Rotary foi fundado, até sua expansão para a Inglaterra (1911), França (1921), Holanda (1922), Itália e Bélgica (1923), as mulheres de rotarianos formavam comitês com a duração das poucas festivas, recepções e iniciativas rotárias aos quais elas eram raramente convidadas (o mesmo fenômeno se verificava no Brasil).

Saúde

HCC realiza primeira cirurgia pelo SUS após reativação do bloco

Publicado

em

Hospital de Caridade de Canguçu. Foto: Canguçu Notícia
Foto: Jornal Canguçu Notícia

Na noite desta terça-feira (23), a Prefeitura de Canguçu anunciou em suas redes sociais que o serviço de cirurgia do Hospital de Caridade de Canguçu, reaberto para cirurgias pelo SUS no dia 15 de abril, já contou com a realização de seu primeiro serviço.

Segundo informações da casa, no dia 16 de abril, às 18 horas, deu entrada no Pronto Socorro, um paciente que reclamava de fortes dores abdominais. Após a avaliação do plantonista cirúrgico, foi apontada a necessidade de cirurgia de apendicectomia.

A operação foi realizada às 20 horas no bloco cirúrgico e foi um sucesso. Após 48 horas do procedimento, o paciente estava recuperado e pôde receber alta.

Serviço foi reativado no último dia 15

No dia 15 de abril aconteceu a oficialização da reabertura do Bloco Cirúrgico do Hospital.

O ato contou com a presença de vereadores e da imprensa local. Na oportunidade, aconteceu a assinatura dos contratos com as equipes médicas para a retomada das cirurgias eletivas, cobertas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No começo do ano, uma reunião entre executivo e legislativo alinhou os detalhes sobre o funcionamento das cirurgias. A Câmara Municipal concordou em repassar ao hospital mensalmente um aporte de R$ 40 mil para a retomada do serviço.

Leia também:

com informações da assessoria de imprensa

Continue Lendo

Destaques da Semana

Copyright © 2019 — Jornal Canguçu Notícia LTDA