Fique bem informado com o JCN:

Cadernos

Especial Colono e Motorista: Casa de Cultura Pomerana Camponesa é referência em resgate histórico

Publicado

em

Objetos doados resgatam parte da História Pomerana

     Nascida no interior de Canguçu, mais precisamente dentro da Escola Municipal Carlos Soares da Silveira, localizada em Nova Gonçalves, zona rural do município, uma pequna ação coletiva, proposta pela equipe diretiva aos alunos do sexto ao nono ano do turno inverso, têm construído não apenas referências culturais e históricas, mas despertado a consciência comunitária em preservar memórias e costumes pomeranos;

Objetos como louças, rádios, bule, armários, televisões, roupas, calçados, panos de parede compõe o patrimônio atual do museu.
     A iniciativa intitulada “A cultura local reinventando o currículo escolar” buscava promover uma ação educativa focada na valorização da identidade do aluno na família, escola, comunidade e sociedade, dentro da concepção de construção de um espaço de memória. O objetivo, em primeira instância era de que este espaço, construído por todos, alunos, professores e comunidade, pudesse concretizar o registro e a preservação do patrimônio cultural pomerano.

     “História, Memória e Sustentabilidade Pomerana Alemã”, disciplina ofertada na escola em 2007, na prática, em levar os estudantes, em turno inverso, a visitações a museus, propriedades rurais e taperas. Nessas últimas, foram encontrados objetos que passaram a fazer parte do acervo do museu a qual a escola almejava construir, a partir do consentimento dos então proprietários.

     Visando resgatar e preservar a cultura alemã e pomerana, a escola contou com o apoio técnico da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no ano de 20014, onde os alunos, os quais se propuseram à serem monitores voluntários receberam instruções de uma museóloga da instituição, instruções sobre como manusear e limpar os objetos doados pela comunidade, bem como catalogar os dados referentes a história de cada.

     Em 2015, o projeto ficou em primeiro lugar entre os 497 municípios gaúchos, na categoria Museus, Patrimônio e Memória na 4ª edição do Prêmio Cultura Famurs/Codic a qual destaca ações culturais desenvolvidas pelas administrações municipais que implantam ou executam atividades de estímulo ao desenvolvimento cultural ou regional.

— Matéria produzida em julho de 2017 por membros do Jornal Canguçu Notícia, em parceria com o Jornal Tradição Regional.

Pessoas

Diogo Zarnott deve iniciar tratamento nos próximos dias

Publicado

em

Foto: Divulgação

A família do pequeno Diogo Zarnott já está em Porto Alegre realizando uma avaliação médica para verificar se o menino já pode receber a primeira aplicação do remédio que controla a evolução da Atrofia Muscular Espinhal (AME 2).

Nas redes sociais, os pais do menino, Edison e Darleni Zarnott, se disseram otimistas e confiantes de que já nesta terça, Diogo receberá a 1º dose do medicamento.

O casal agradeceu a comunidade que abraçou a campanha e arrecadou um valor próximo de 4 doses.

Continue Lendo

Destaques da Semana

Copyright © 2019 — Jornal Canguçu Notícia LTDA