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Economia

Comércio se prepara para as vendas de natal com horários especiais e projeções de vendas positivas

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No começo do mês de dezembro o Sindicato do Comércio Lojista de Canguçu (SINDILOJAS) e o Sindicato dos Empregados no Comércio (SINDEC) assinaram um acordo que determina o horário de funcionamento dos comércios neste fim de ano.

Segundo o acordo, em dezembro, os estabelecimentos representados pelo Sindicato do Comércio Varejista de Canguçu podem funcionar, entre os dias 1º de dezembro e 22 de dezembro de 2018 até as 19h. Aos sábados, o comércio fica aberto até as 18h, respeitando um intervalo de 2h para o almoço dos funcionários.

No último domingo antes do natal, dia 23 de dezembro, o comércio funciona das 14h às 18h. Para cada os funcionários que trabalharem neste dia, será pago um adicional de R$ 75,00 e terão direito ao um dia de folga que poderá ser concedido em janeiro ou fevereiro de 2019, como compensação pelo domingo trabalho.

EXPECTATIVA DO COMÉRCIO

Para o gerente da Afubra, Daniel Prestes, a participação das empresas em ações culturais inserção na comunidade são fundamentais. A empresa está patrocinando o evento Natal Serra do Sul.

— Tradicionalmente o natal é muito bom em vendas para a nossa empresa. Estamos bem otimistas com esse ano. Acredito que devemos conseguir atingir um resultado de lucro real de 2% acima do ano passado. — explica Daniel Prestes, gerente da empresa.

A expectativa também é grande para as empresas de utilidades para o lar. Em frente à loja Sulpar, especializada em ferragens e utilidades domésticas é possível ver a grande diversidade de enfeites de natal à venda. São produtos pequenos, de valores acessíveis mas com um grande público, que corre para comprar a tempo os enfeites para a data.

— A gente tem uma expectativa de 10% a mais do que no ano passado. O movimento tá bem melhor esse ano — explica Cristian de Vargas, auxiliar administrativo na Sulpar.

Carla Gomes apostou em panetones trufados para o natal.

Em outros ramos, como os alimentícios, as empresas apostam em novos produtos para aproveitar a data. É o caso da Padaria Conquista que apostou na venda de panetones trufatos, como alternativa aos tradicionais.

— Para nós, o movimento no período do Natal é sempre melhor que em outras datas. Nosso público é bem diversificado e pega muita gente do interior. Investimos em panetones trufados, que caíram no gosto e foram um sucesso de vendas. Mas além deles, no natal há um aumento no geral na venda de salgados e tortas. — explica Carla Gomes, proprietária da Padaria Conquista.

Economia

Informativo G&S Sinuelo: Novo eSocial. O que muda?

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Modernização do eSocial foi anunciada na terça-feira, dia 9. Sistema será substituído por um mais simples a partir de janeiro/2020. Conheça as mudanças e entenda a transição.

O Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, anunciou na tarde da terça-feira, dia 9, que o eSocial será substituído por dois sistemas a partir de janeiro/2020. Ao invés de transmitir todos os eventos para o mesmo ambiente, as informações trabalhistas e previdenciárias passarão a compor um sistema e as informações tributárias outro. Veja as principais mudanças e o que acontecerá durante a transição:

O que é o novo eSocial?

Haverá uma redução substancial nas informações prestadas pelos empregadores: serão requeridas apenas as informações que promovam a efetiva substituição de uma obrigação acessória, desde que não sejam redundantes ou que não constem nas bases de dados do governo. Haverá, portanto, uma redução robusta no número de campos e exclusão de eventos inteiros.

Foram ouvidos os usuários e desenvolvedores, identificados e atacados os principais pontos que traziam complexidade para o sistema. Foram propostas: a possibilidade de utilizar uma tabela padrão de rubricas, sem a necessidade de cadastramento de rubricas próprias; a eliminação de tabelas de cargos, funções e horários; a desnecessidade de cadastramento de processos judiciais para matérias não relacionadas a tributos/FGTS; dentre outros. Campos opcionais, como números de documentos pessoais, serão excluídos da estrutura dos eventos, pois traziam dúvidas para os empregadores. Destaca-se que informações sobre título de eleitor nunca foram solicitadas pelo eSocial.

É importante ressaltar que todo o investimento feito pelas empresas e profissionais (aquisição de sistemas, treinamento, capacitação, etc.) será respeitado. Para isso, será mantida a forma de transmissão de dados via web service, haverá aproveitamento da identificação dos eventos e sua integração. Contudo, as regras serão mais flexíveis, e será muito mais fácil concluir o envio da informação, reduzindo ao mínimo os erros decorrentes de informações incorretas.

– Quais são as premissas do sistema?

  • Foco na desburocratização: substituição das obrigações acessórias
  • Não solicitação de dados já conhecidos
  • Eliminação de pontos de complexidade
  • Modernização e simplificação do sistema
  • Integridade e continuidade da informação
  • Respeito pelo investimento feito por empresas e profissionais

– Quando passa a vigorar o novo eSocial?

As mudanças passarão a vigorar a partir de janeiro/2020. Mas desde logo haverá alterações no sistema atual: será disponibilizado o mais breve possível uma reformulação do eSocial, por meio de uma revisão no seu leiaute, flexibilizando regras que emperram o fechamento da folha, além de dispensar a apresentação de diversas informações hoje obrigatórias. Para fazer isso de imediato sem impactar os empregadores, foram tornados facultativos diversos campos que serão eliminados. Na prática, os empregadores poderão, desde logo, deixar de prestar tais informações consideradas dispensáveis.

– Posso deixar de informar o eSocial?

Não. O eSocial não está suspenso. Continuam em vigor todos os prazos vigentes para o envio das informações. Apenas novos dados, novas fases, não serão solicitados até a mudança para o novo sistema. E isso será fundamental para a substituição de outras obrigações: além da DCTFWeb em substituição à GFIP, bem como a utilização dos dados do eSocial para concessão de benefícios previdenciários pelo INSS e Seguro Desemprego – que já estão em vigor – foi anunciada a Carteira de Trabalho Digital. Tudo o que está sendo informado ao eSocial servirá para a substituição de obrigações acessórias. Mas, para que isso possa ocorrer, é fundamental que o sistema seja continuamente alimentado.

– Como ficará o MEI – Microempreendedor Individual, a Microempresa e a Empresa de Pequeno Porte?

Essas empresas, além do Segurado Especial, possuem direito a tratamento diferenciado. Eles poderão utilizar o ambiente web simplificado (já disponível para o MEI e o Segurado Especial), nos mesmos moldes do web doméstico, para prestar suas informações.

Estarão disponíveis diversas ferramentas para admissão de empregado, folha de pagamento, férias, desligamento, tudo com automatizações e simplificações que permitirão a qualquer um executar rotinas trabalhistas que antes eram restritas a grandes empresas ou escritórios de contabilidade.

– E para o empregador doméstico? O que muda?

O empregador doméstico deve continuar a prestar as informações dos seus empregados, além de fechar as folhas de pagamento e gerar as guias de pagamento (DAE).

Contudo, estão em desenvolvimento e serão apresentadas em breve novas ferramentas para os módulos web (reformulação de telas, fluxos simplificados – “wizards”, assistente virtual – “chatbot”, melhoria no sistema de ajuda, dentre outros), o que significa que haverá mudanças no eSocial doméstico, de maneira a facilitar ainda mais a vida do empregador.

Pesquisa com usuários realizada pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia identificou os principais pontos que demandam melhoria no sistema e que serão objeto de evolução.

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O Escritório G&S Sinuelo está preparado para todas as mudanças do Esocial. Com profissionais qualificados  e familiarizados com os ideais e peculiaridades de cada cliente, os contabilistas associados conquistaram a confiança e o carisma dos clientes.

O G&S Sinuelo é reconhecido por atuar há vários anos prestando serviços contábeis à comunidade Canguçuense, sempre com o objetivo de atuar lado a lado, atendendo ao cliente de maneira séria, eficiente e segura.

O escritório fica situado na Rua General Osório, número 1303, no centro. O telefone para contato é: (53) 3252-2362.

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