Fique bem informado com o JCN:

Trânsito

Homem perde a vida em acidente de moto no 3º Distrito

Publicado

em

Foto: Jornal Canguçu Notícia

Na noite de sábado (22), um motoqueiro perdeu a vida em um acidente de moto na Boa Vista, no 3º Distrito.

Blademir Noé Borges da Costa, 55 anos, conhecido na comunidade como “loco” foi socorrido com vida pela SAMU ao Hospital de Caridade de Canguçu (HCC). Borges foi transferido para o Hospital de Pelotas, onde acabou falecendo.

O velório e o sepultamento de Blademir aconteceram na manhã desta segunda-feira, no Cemitério dos Louzada, no 3° Distrito.

Canguçu Notícia com informações de Evaldo Gomes Notícias.

Trânsito

Placas de Trânsito com mensagens contra o machismo poderão ser substituídas

Publicado

em

Até o momento, foram contabilizadas cerca de 5 placas com as mensagens de protesto. | Foto: Jornal Canguçu Notícia

Em protesto ao machismo, um grupo anônimo de mulheres utilizou a sinalização do trânsito para passar sua mensagem. Com intervenções em placas de trânsito de Canguçu, símbolos de “PARE” antecederam mensagens, virando “PARE o machismo” e “PARE o patriarcado”.

Duas das placas que receberam a intervenção ficam no cruzamento da Rua General Osório com a Rua Teófilo de Matos, e no cruzamento da Rua Júlio de Castilhos com a Rua Conselheiro Brusque. Intervenções do mesmo tipo já foram flagradas em cidades maiores, como Pelotas e Porto Alegre.

Em uma conversa rápida da redação do Jornal Canguçu Notícia com pedestres, a ação foi vista como criativa e não pareceu incomodar a comunidade. A iniciativa no entanto, foi percebida por mais motoristas do que pedestres.

Apesar de estarem nas placas há pelo menos 2 meses, as mensagens não devem mais ser vistas nas ruas de Canguçu. Em entrevista, o secretário de Obras, Trânsito e Serviços Urbanos Mauro Silveira explicou que a ação se classifica como uma infração.

“É um caso de vandalismo. A gente não tem como impedir, estamos tentando identificar os vândalos pelas câmeras de segurança. […] Todo mundo é livre para se manifestar, mas depredar órgão e patrimônio público nem sempre é a melhor forma, por que quem acaba pagando é a comunidade.” — explicou o secretário.

Apesar de criativa, a ideia acaba sendo ilegal, de acordo com o artigo 81 do Código de Trânsito Brasileiro que proíbe modificações e inscrições que possam gerar confusão, interferir na visibilidade da sinalização e comprometer a segurança do trânsito. Segundo  o secretário, as placas deverão ser substituídas.

“Nós vamos corrigir em breve. Vamos identificar todas as placas que foram modificadas e substituir as que forem necessárias.”

PARA ENTENDER MELHOR

O que é Patriarcado? É um sistema social em que homens adultos mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças.

O que é Machismo? Denomina-se como machismo a atitude ou comportamento que uma pessoa implanta e por onde prevalece a discriminação e a desvalorização do universo feminino, como resultado de considerar as mulheres inferiores aos homens.

Continue Lendo

Destaques da Semana

Copyright © 2019 — Jornal Canguçu Notícia LTDA