Fique bem informado com o JCN:

Geral

Inscrições do Encceja 2019 podem ser feitas até o dia 31

Publicado

em

Foto: Valdir Rocha/Seduc

Exame é destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

Começaram na segunda-feira (20) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O exame é destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada e estão interessados em obter um certificado.

As provas serão aplicadas em 611 municípios do país, no dia 25 de agosto, pela manhã e pela tarde.

Quem não concluiu o ensino fundamental tem que ter pelo menos 15 anos para pedir a certificação. Para pedir o diploma do ensino médio, é preciso ser maior de 18 anos. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo Sistema Encceja, até 31 de maio.

material de estudo disponível na página do Encceja é composto por um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores e oito volumes de orientações aos estudantes (quatro para o Ensino Fundamental e quatro para o Ensino Médio).

Também é possível estudar por meio das provas de edições anterioresdo Encceja.

Novidades deste ano

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova, a principal novidade desta edição do Encceja está na acessibilidade para pessoas com deficiência. Esta é primeira vez em que o edital do exame tem uma versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Além disso, o esquema de segurança durante a aplicação das provas será mais rígido: quem deixar aparelhos eletrônicos emitirem som durante a aplicação será eliminado; e todos os lanches serão revistados antes da prova.

Quem se cadastrou para fazer a prova em 2018 e não compareceu deve justificar o motivo da ausência neste ano.

Quem atingir a nota mínima em pelo menos uma das áreas de conhecimento, mas não em todas, recebe a declaração de proficiência naquela área. Ela não vale como certificado de conclusão dos ensinos fundamental ou médio, mas libera o candidato de ter que refazer a prova sobre essa área nas próximas edições do exame.

Informações: G1 / Globo

Continue Lendo
Publicidade

Geral

1º Fórum do PRODEL acontece nesta sexta no Clube Harmonia

Publicado

em

Foto: Prodel

Completando um ano de atividade no município, o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (PRODEL), convida a comunidade para o 1º Fórum do PRODEL no dia 22 de novembro das 18h às 22h no Clube Harmonia, a fim de abordar o trabalho que vem sendo feito pelo Programa no município.

Entre as atividades previstas, estão as palestras de Andreas Dohle sobre “Relatos de Desenvolvimento Essen Alemanha – DEL Brasil”, Katharina Habersbrunner Kurz Deutsch especialista alemã abordando “Energias renováveis” e Diogo Henemann Vereador Licenciado e Secretário de Assistência Social, Habitação e Participação Popular que desenvolverá questões sobre “Integração Intersetorial para o desenvolvimento”.

O evento é realizado pelo Programa de Desenvolvimento Econômico Local (PRODEL), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (FEDERASUL), Prefeitura Municipal de Canguçu, Câmara Municipal de Canguçu, Associação Comercial de Canguçu (ACICAN) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Confira a programação prevista para o Fórum Del Canguçu:

18h15min – credenciamento, degustação de produtos locais e apresentações artísticas;
18h45min – abertura;
19h – apresentações dos cases das Câmaras Técnicas e Palestras;
21h50min – encerramento;


Continue Lendo

Destaques da Semana

Copyright © 2019 — Jornal Canguçu Notícia LTDA