Fique bem informado com o JCN:

Política

IPTU: Município poderá ter mais investimentos em infraestrutura, pavimentação e iluminação se projeto for aprovado, diz Pegoraro

Publicado

em

Na quinta-feira passada (26), a Câmara Municipal de Vereadores promoveu uma audiência pública aberta para a comunidade esclarecer dúvidas sobre a proposta de reajuste da planta de valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), vinda do Poder Executivo.

Em resposta ao questionamento feito pela população, com relação a aplicação de recursos, Pegoraro explicou que a arrecadação entra nos cofres públicos como Recurso Livre, com aplicação obrigatória por lei de no mínimo 15% em saúde e 25% na área da educação.

Se o projeto de reajuste do imposto for aprovado, as duas áreas terão um significativo aumento na destinação de recursos. 

O restante do montante arrecadado poderá ser movimentado, de acordo com a aprovação da Lei Orçamentária, podendo ser aplicado em infraestrutura, pavimentação e iluminação pública, além da conclusão de obras de creches municipais, e da possibilidade — segundo Pegoraro — de uma guarda municipal para trazer mais segurança à comunidade.

Além delas, o Prefeito ressaltou durante a audiência que o Município poderia aumentar a destinação de recursos ao Hospital de Caridade (HCC). 

Apesar da proposta dividir opiniões dentro do Legislativo, os vereadores do Progressistas (PP), se posicionaram contrários ao projeto, em nota emitida na última semana. Para fortalecer o entendimento da comunidade, a administração já se reuniu com a Associação Comercial e Industrial de Canguçu (ACICAN) e com o Sindicato dos Municipários (SIMCA) para debater a proposta.

 

Política

Mais de 15 mil canguçuenses ainda não fizeram o cadastramento biométrico

Publicado

em

Foto: Facebook/Reprodução

O Cartório Eleitoral de Canguçu está realizando o cadastro biométrico para os eleitores que ainda não estão com o seu título atualizado.

A revisão é obrigatória e será realizada até março do ano que vem. Os eleitores que não comparecerem dentro deste prazo terão os seus títulos cancelados e não poderão votar no pleito eleitoral municipal.

Segundo os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao total, Canguçu possui 44.102 eleitores e cerca de 15 mil ainda não efetivaram a coleta biométrica.  O percentual que gira em torno de 63% ainda é abaixo do esperado.

A coleta é realizada de forma simples e rápida. É necessário que o eleitor leve o comprovante de residência atualizado (validade de até 3 meses), documento de identidade e o certificado de alistamento militar, para homens com mais de 18 anos.

O horário de funcionamento do Cartório Eleitoral é das 10 às 17 horas, sem fechar ao meio dia. Para evitar filas, é possível agendar um horário através do site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), clicando aqui.

Continue Lendo

Destaques da Semana

Copyright © 2019 — Jornal Canguçu Notícia LTDA