Com a chegada de 2025, as novas normas ambientais do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot) trarão mudanças significativas para o mercado de motocicletas no Brasil. A Honda, líder no segmento, já se prepara para adaptar seus modelos, e a CG 160, uma das mais vendidas no país, deve passar por atualizações para atender às exigências de redução de emissões de poluentes e ruídos.
Ajustes no Motor para Conformidade Ambiental
A CG 160 provavelmente verá alterações em seu motor de 162,7 cm³, visando reduzir potência e torque para cumprir as novas regras ambientais. Atualmente, esse modelo entrega 15,1 cavalos de potência e 1,54 kgfm de torque, mas esses números podem ser ajustados para atender aos limites de emissões estabelecidos. Assim como na NXR 160 Bros, a reprogramação da central eletrônica será essencial para minimizar as emissões sem comprometer a eficiência do motor, ainda que os usuários possam perceber uma leve queda no desempenho.
Mudanças Específicas na CG 160 Start
Diferente da versão Bros, a CG 160 possui a versão Start, movida apenas a gasolina. Com 14,9 cavalos de potência e 1,4 kgfm de torque, essa versão também pode ser ajustada para se enquadrar nas novas normas ambientais. Embora a Start, por ser movida a gasolina, exija menos adaptações em comparação com o modelo flex, é provável que alguns ajustes sejam necessários para garantir que ela atenda aos requisitos do Promot.
Eficiência Energética e Possíveis Melhorias no Câmbio
A NXR 160 Bros 2025 introduziu uma quinta marcha mais longa, visando maior economia de combustível em altas velocidades. Embora a CG 160 seja amplamente usada em cidades, onde o consumo é menos sensível a altas velocidades, a introdução dessa tecnologia em versões específicas, como a CG Cargo, pode beneficiar usuários que realizam percursos mais longos. Essa alteração potencialmente ampliaria a economia de combustível, algo muito valorizado pelos consumidores brasileiros.
Inovações Tecnológicas Esperadas na CG 160 2025
As tendências de conectividade e conforto já vistas na NXR 160 Bros, com faróis de LED, painel digital completo e tomada USB, podem chegar à CG 160. A versão Titan da CG 160 já possui freios ABS na roda dianteira, um recurso importante para a segurança. Para a linha 2025, espera-se que a Honda incorpore esses e outros itens tecnológicos, como o LED e melhorias no painel digital, em mais versões da CG 160, modernizando seu design e aumentando sua competitividade frente a rivais que já adotaram essas tecnologias.
Freios: ABS e CBS em Discussão
Atualmente, apenas a versão Titan da CG 160 dispõe de freios ABS, enquanto as versões Fan e Cargo utilizam o sistema CBS, que distribui a frenagem entre as rodas dianteira e traseira. Para 2025, é possível que a Honda amplie a presença do ABS em outras versões ou até melhore o sistema CBS, uma alternativa mais acessível e eficiente para frenagens em ambiente urbano.
Conforto e Suspensão Adequados para Uso Urbano
A CG 160 é amplamente utilizada em áreas urbanas e, por isso, não são esperadas grandes mudanças na suspensão. No entanto, a Honda pode realizar ajustes menores para aumentar o conforto de pilotagem. A suspensão dianteira telescópica e a traseira com amortecedores duplos já oferecem um bom equilíbrio entre conforto e desempenho, mas pequenas melhorias podem ser implementadas com base no feedback dos consumidores e nas necessidades do mercado.
Essas mudanças na CG 160 mostram o compromisso da Honda em atender às novas exigências ambientais e em manter a confiança dos consumidores, oferecendo uma moto que se adapta tanto às necessidades de sustentabilidade quanto ao conforto e segurança do dia a dia.