Fique bem informado com o JCN:

Economia

Prefeitura anuncia inscrições para Moradias Populares

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira (28), a Prefeitura Municipal realizou o Lançamento do Edital 062/2018, referente aos novos cadastros e atualizações nas Unidades Habitacionais Urbanas — popularmente chamados de Moradias Populares.

O lançamento aconteceu no Cine Teatro Municipal e contou com a presença de mais de 200 pessoas. No ato, foram feitos esclarecimentos sobre as inscrições e o processo de seleção dos beneficiados pelo Núcleo de Habitação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo.

Em pré-apresentação, o Prefeito Municipal Vinicius Pegoraro (MDB), falou sobre o comprometimento da gestão em “vencer obstáculos”, da “coragem para dar as notícias ruins” e que “distorções de valores foram apresentadas a comunidade de maneira má-intencionada”, referindo-se ao Reajuste do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e seus respectivos desdobramentos.

Pegoraro frisou a preocupação em reduzir o déficit de habitação do Município e adiantou que o Poder Executivo já tem dois novos projetos habitacionais pré-encaminhados. O primeiro, e mais adiantado, seria no Bairro Fonseca. E o segundo, que embarcaria uma ‘modalidade inovadora’ (palavras de Vinicius), ao lado do Supermercado Heling, no bairro Isabel.

Durante a manhã, foi assinado pelo Prefeito Vinicius Pegoraro o Edital que dá início ao cadastramento de interessados em unidades habitacionais.

Segundo a Prefeitura Municipal, as inscrições não terão como prioridade a ordem com que forem feitas, mas aspectos sócio-econômicos de cada família. Os primeiros da fila serão realocados em apartamentos populares em situação irregular, como o Manoel Pompílio e o Bella Vista I e II, liberados pela Caixa Econômica Federal.

Além da realocação, o Poder Executivo utilizará o número de inscritos para atualizar o índice do déficit de habitação, podendo assim, angariar recursos para a execução dos dois novos projetos habitacionais.

As inscrições podem ser feitas do dia 03 de setembro a 28 de setembro, das 08h30min às 16:00h, no Cine Teatro Municipal, na Rua Coronel Gênes Bento, no Centro. Para aqueles que já estavam inscritos no edital 060/2015 que não comparecerem para atualização cadastral, poderão ter sua inscrição desconsiderada.

Segundo o Núcleo de Habitação, se enquadram como irregularidades a invasão das unidades, a venda e a locação para terceiros e a inadimplência da parcela do imóvel, estabelecida em 5% da renda familiar. Além disso, segundo informações de síndicos, os condomínios enfrentam uma alta inadimplência da taxa de condomínio e água, o que acarreta na falta de recursos para pagamento de distribuidores, como a CEEE e a CORSAM.

Em um dos condomínios, um fato em particular, preocupa inúmeras pessoas: um morador inadimplente entrou com um Processo Judicial com pedido de indenização de 40 salários mínimos, devido à tentativa de corte dos serviços. Se ele ganhar judicialmente, o condomínio deverá arcar com a indenização, e o valor poderá sair do bolso de todos os moradores.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 03 de setembro a 28 de setembro
LOCAL: Cine Teatro Mun. de Canguçu – R. Cel. Gênes Bento – Centro, Canguçu – RS
HORÁRIO: 08h30min às 16:00h

PRÉ REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

I. Prova de residência no Município;
II. Prova de não possuir outro imóvel em seu nome ou de membro do grupo familiar no Município, mediante certidão do Registro de Imóveis;
III. Inscrição do grupo familiar no Cadastro Único através de folha resumo do Cadastro Único (fornecido pela Secretaria de Assistência Social) para Programas Sociais do Governo Federal, instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, de que trata o Decreto Federal no 6.135, de 26 de junho de 2007;

CONDIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO/ INSCRIÇÃO:

Estarão aptos para as inscrições:
I. Pessoas e/ou membros do grupo familiar, que não sejam proprietários e/ou tenham posse como se proprietário fosse, de imóvel residencial;
II. Pessoas com Renda Bruta Familiar de até três (03) salários-mínimos nacionais;
III. Pessoas que não tenham sido beneficiados com nenhum outro Programa Habitacional no âmbito Federal ou Municipal;
IV. Pessoas que residam na área urbana do Município a pelo menos (1) ano, Exceto: casos específicos como demandas judiciais e famílias em situação de vulnerabilidade atendidas no CRAS, CREAS, e CASA DA CRIANÇA E ADOLESCENTE, mediante parecer da Assistente Social.

Economia

Ônibus gratuito sairá de Canguçu para uma das maiores Feiras de Inovação e Negócios da América Latina

Publicado

em

Foto: Eduardo Rocha/ Mercopar Divulgação

Empreendedores canguçuenses têm a oportunidade de participar de uma das maiores feiras de inovação do Estado, a Mercopar, voltada para a inovação industrial.

Através de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, ACICAN e Sebrae será disponibilizará um ônibus para que qualquer empresário do município possa participar do evento. O ônibus é subsidiado pelo Sebrae, por isso, não terá custos, assim como a feira também é gratuita.

Intitulada “Missão Mercopar”, neste ano, a feira de inovação industrial chega a sua 28ª edição e será realizada em Caxias do Sul, entre os dias 1 e 3 de outubro. A excursão sairá de Canguçu no dia 01 de outubro, às 5 horas e tem previsão de chegar no evento ao meio dia.

Confira a programação deste dia:

9h: CREDENCIAMENTO
9h30: ABERTURA
10h: PALESTRA | A digitalização da economia
11h30: PAINEL | Potencializando resultados na cadeia de fornecimento (cases)
12h30: INTERVALO
13h30: ABERTURA OFICIAL DA FEIRA MERCOPAR
14h30: PALESTRA | Digitalização como vetor de competitividade na indústria
15h30: PAINEL | Inovação por diferentes modelos
16h30: PAINEL | Desafios da integração entre startups e indústrias
17h30:
ENCERRAMENTO

APROVEITE A OPORTUNIDADE

Faça parte do grupo de empresários que visitará uma das maiores feiras de inovação e negócios da América Latina. Além de mais de 250 expositores dos mais diversos segmentos, você poderá participar de eventos paralelos exclusivos.

Para se inscrever na missão, preencha o formulário online, clicando aqui. A equipe do Sebrae entrará em contato para informar sobre detalhes da viagem. A viagem e a entrada no evento são gratuitos.

Continue Lendo

Destaques da Semana

Copyright © 2019 — Jornal Canguçu Notícia LTDA