Fique bem informado com o JCN:

Economia

PRODEL quer acelerar o crescimento do Município, repensando o turismo, e desburocratizando o Poder Público

Publicado

em

Foto: Jornal Canguçu Notícia

Na noite de quarta-feira o plenário da Câmara de Vereadores sediou a última palestra da XIII Semana Legislativa.

O presidente da Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Canguçu (Acican), Rodrigo Ferreira e a consultora do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (ProDEL) Aline Nandi, discorreram sobre o desenvolvimento do programa e abordaram o empreendedorismo no município.

Para a consultora, o Município precisa começar a pensar na redução de crescimento da população. Entre as consequências do fator, comum em todo o mundo, está a possibilidade da economia local não crescer além de um ponto.

A sugestão é começar a pensar em alternativas para evitar a evasão rural, onde está concentrado o maior número de canguçuenses e de onde vem a maior parte do dinheiro que mantém o comércio local.

Além disso, repensar o turismo, das formas de acolhimento até o perfil do público esperado e estimular o empreendedorismo estão entre as pautas para repensar Canguçu em 20 anos.

“Todos os lugares tem problemas. Antes de falarmos dos problemas, precisamos pensar em uma solução” argumentou a consultora.

Aline argumentou ainda que, com apenas 4 meses de programa, o Município já está recebendo representantes de cidades vizinhas para conhecer a sua aplicação. Pautas como o desenvolvimento de novos serviços e produtos aos turistas, mobilidade urbana, fiscalização orientativa as empresas e segurança ao empreendedor também foram debatidas.

Presidente da Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Canguçu (Acican), Rodrigo Ferreira. Foto: Jornal Canguçu Notícia

Ferreira destacou que a aplicação do programa tem sido um sucesso no município, com uma grande participação da comunidade nas câmaras técnicas. “O Prodel não é da Prefeitura, nem da Acican, mas de toda a comunidade. É um projeto de todo o Município”.

RELEMBRE

O PRODEL teve início há cerca de 4 meses com o propósito de identificar as potencialidades do município em termos de geração de emprego e renda, e a partir da dificuldade de cada setor, propor projetos e ações que pudessem minimizar as situações negativas e potencializar o desenvolvimento local.

O primeiro diagnóstico, feito a partir de 60 entrevistados, em fevereiro, apontou como perspectivas iniciais tratar de fortalecer os eixos da agricultura e do agronegócio, trazer o turismo como novo eixo e desburocratizar o poder público.

O Programa de Desenvolvimento Econômico Local, estruturado a partir de uma metodologia alemã, objetiva instituir um modelo de gestão, que possibilite a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, visando o desenvolvimento econômico sustentável do município

Na prática, o PRODEL funciona com a estruturação de um conselho de desenvolvimento e de câmaras técnicas de trabalho voluntário que trabalham de acordo com o diagnóstico que é apresentado. As reuniões são mensais e as câmaras são constituídas a partir de indicações de técnicos voluntários do município.

Economia

Ônibus gratuito sairá de Canguçu para uma das maiores Feiras de Inovação e Negócios da América Latina

Publicado

em

Foto: Eduardo Rocha/ Mercopar Divulgação

Empreendedores canguçuenses têm a oportunidade de participar de uma das maiores feiras de inovação do Estado, a Mercopar, voltada para a inovação industrial.

Através de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, ACICAN e Sebrae será disponibilizará um ônibus para que qualquer empresário do município possa participar do evento. O ônibus é subsidiado pelo Sebrae, por isso, não terá custos, assim como a feira também é gratuita.

Intitulada “Missão Mercopar”, neste ano, a feira de inovação industrial chega a sua 28ª edição e será realizada em Caxias do Sul, entre os dias 1 e 3 de outubro. A excursão sairá de Canguçu no dia 01 de outubro, às 5 horas e tem previsão de chegar no evento ao meio dia.

Confira a programação deste dia:

9h: CREDENCIAMENTO
9h30: ABERTURA
10h: PALESTRA | A digitalização da economia
11h30: PAINEL | Potencializando resultados na cadeia de fornecimento (cases)
12h30: INTERVALO
13h30: ABERTURA OFICIAL DA FEIRA MERCOPAR
14h30: PALESTRA | Digitalização como vetor de competitividade na indústria
15h30: PAINEL | Inovação por diferentes modelos
16h30: PAINEL | Desafios da integração entre startups e indústrias
17h30:
ENCERRAMENTO

APROVEITE A OPORTUNIDADE

Faça parte do grupo de empresários que visitará uma das maiores feiras de inovação e negócios da América Latina. Além de mais de 250 expositores dos mais diversos segmentos, você poderá participar de eventos paralelos exclusivos.

Para se inscrever na missão, preencha o formulário online, clicando aqui. A equipe do Sebrae entrará em contato para informar sobre detalhes da viagem. A viagem e a entrada no evento são gratuitos.

Continue Lendo

Destaques da Semana

Copyright © 2019 — Jornal Canguçu Notícia LTDA