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Economia

PRODEL quer acelerar o crescimento do Município, repensando o turismo, e desburocratizando o Poder Público

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Foto: Jornal Canguçu Notícia

Na noite de quarta-feira o plenário da Câmara de Vereadores sediou a última palestra da XIII Semana Legislativa.

O presidente da Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Canguçu (Acican), Rodrigo Ferreira e a consultora do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (ProDEL) Aline Nandi, discorreram sobre o desenvolvimento do programa e abordaram o empreendedorismo no município.

Para a consultora, o Município precisa começar a pensar na redução de crescimento da população. Entre as consequências do fator, comum em todo o mundo, está a possibilidade da economia local não crescer além de um ponto.

A sugestão é começar a pensar em alternativas para evitar a evasão rural, onde está concentrado o maior número de canguçuenses e de onde vem a maior parte do dinheiro que mantém o comércio local.

Além disso, repensar o turismo, das formas de acolhimento até o perfil do público esperado e estimular o empreendedorismo estão entre as pautas para repensar Canguçu em 20 anos.

“Todos os lugares tem problemas. Antes de falarmos dos problemas, precisamos pensar em uma solução” argumentou a consultora.

Aline argumentou ainda que, com apenas 4 meses de programa, o Município já está recebendo representantes de cidades vizinhas para conhecer a sua aplicação. Pautas como o desenvolvimento de novos serviços e produtos aos turistas, mobilidade urbana, fiscalização orientativa as empresas e segurança ao empreendedor também foram debatidas.

Presidente da Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Canguçu (Acican), Rodrigo Ferreira. Foto: Jornal Canguçu Notícia

Ferreira destacou que a aplicação do programa tem sido um sucesso no município, com uma grande participação da comunidade nas câmaras técnicas. “O Prodel não é da Prefeitura, nem da Acican, mas de toda a comunidade. É um projeto de todo o Município”.

RELEMBRE

O PRODEL teve início há cerca de 4 meses com o propósito de identificar as potencialidades do município em termos de geração de emprego e renda, e a partir da dificuldade de cada setor, propor projetos e ações que pudessem minimizar as situações negativas e potencializar o desenvolvimento local.

O primeiro diagnóstico, feito a partir de 60 entrevistados, em fevereiro, apontou como perspectivas iniciais tratar de fortalecer os eixos da agricultura e do agronegócio, trazer o turismo como novo eixo e desburocratizar o poder público.

O Programa de Desenvolvimento Econômico Local, estruturado a partir de uma metodologia alemã, objetiva instituir um modelo de gestão, que possibilite a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, visando o desenvolvimento econômico sustentável do município

Na prática, o PRODEL funciona com a estruturação de um conselho de desenvolvimento e de câmaras técnicas de trabalho voluntário que trabalham de acordo com o diagnóstico que é apresentado. As reuniões são mensais e as câmaras são constituídas a partir de indicações de técnicos voluntários do município.

Economia

Informativo G&S Sinuelo: Novo eSocial. O que muda?

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Modernização do eSocial foi anunciada na terça-feira, dia 9. Sistema será substituído por um mais simples a partir de janeiro/2020. Conheça as mudanças e entenda a transição.

O Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, anunciou na tarde da terça-feira, dia 9, que o eSocial será substituído por dois sistemas a partir de janeiro/2020. Ao invés de transmitir todos os eventos para o mesmo ambiente, as informações trabalhistas e previdenciárias passarão a compor um sistema e as informações tributárias outro. Veja as principais mudanças e o que acontecerá durante a transição:

O que é o novo eSocial?

Haverá uma redução substancial nas informações prestadas pelos empregadores: serão requeridas apenas as informações que promovam a efetiva substituição de uma obrigação acessória, desde que não sejam redundantes ou que não constem nas bases de dados do governo. Haverá, portanto, uma redução robusta no número de campos e exclusão de eventos inteiros. Foram ouvidos os usuários e desenvolvedores, identificados e atacados os principais pontos que traziam complexidade para o sistema. Foram propostas: a possibilidade de utilizar uma tabela padrão de rubricas, sem a necessidade de cadastramento de rubricas próprias; a eliminação de tabelas de cargos, funções e horários; a desnecessidade de cadastramento de processos judiciais para matérias não relacionadas a tributos/FGTS; dentre outros. Campos opcionais, como números de documentos pessoais, serão excluídos da estrutura dos eventos, pois traziam dúvidas para os empregadores. Destaca-se que informações sobre título de eleitor nunca foram solicitadas pelo eSocial. É importante ressaltar que todo o investimento feito pelas empresas e profissionais (aquisição de sistemas, treinamento, capacitação, etc.) será respeitado. Para isso, será mantida a forma de transmissão de dados via web service, haverá aproveitamento da identificação dos eventos e sua integração. Contudo, as regras serão mais flexíveis, e será muito mais fácil concluir o envio da informação, reduzindo ao mínimo os erros decorrentes de informações incorretas.

– Quais são as premissas do sistema?

  • Foco na desburocratização: substituição das obrigações acessórias
  • Não solicitação de dados já conhecidos
  • Eliminação de pontos de complexidade
  • Modernização e simplificação do sistema
  • Integridade e continuidade da informação
  • Respeito pelo investimento feito por empresas e profissionais

– Quando passa a vigorar o novo eSocial?

As mudanças passarão a vigorar a partir de janeiro/2020. Mas desde logo haverá alterações no sistema atual: será disponibilizado o mais breve possível uma reformulação do eSocial, por meio de uma revisão no seu leiaute, flexibilizando regras que emperram o fechamento da folha, além de dispensar a apresentação de diversas informações hoje obrigatórias. Para fazer isso de imediato sem impactar os empregadores, foram tornados facultativos diversos campos que serão eliminados. Na prática, os empregadores poderão, desde logo, deixar de prestar tais informações consideradas dispensáveis.

– Posso deixar de informar o eSocial?

Não. O eSocial não está suspenso. Continuam em vigor todos os prazos vigentes para o envio das informações. Apenas novos dados, novas fases, não serão solicitados até a mudança para o novo sistema. E isso será fundamental para a substituição de outras obrigações: além da DCTFWeb em substituição à GFIP, bem como a utilização dos dados do eSocial para concessão de benefícios previdenciários pelo INSS e Seguro Desemprego – que já estão em vigor – foi anunciada a Carteira de Trabalho Digital. Tudo o que está sendo informado ao eSocial servirá para a substituição de obrigações acessórias. Mas, para que isso possa ocorrer, é fundamental que o sistema seja continuamente alimentado.

– Como ficará o MEI – Microempreendedor Individual, a Microempresa e a Empresa de Pequeno Porte?

Essas empresas, além do Segurado Especial, possuem direito a tratamento diferenciado. Eles poderão utilizar o ambiente web simplificado (já disponível para o MEI e o Segurado Especial), nos mesmos moldes do web doméstico, para prestar suas informações. Estarão disponíveis diversas ferramentas para admissão de empregado, folha de pagamento, férias, desligamento, tudo com automatizações e simplificações que permitirão a qualquer um executar rotinas trabalhistas que antes eram restritas a grandes empresas ou escritórios de contabilidade.

– E para o empregador doméstico? O que muda?

O empregador doméstico deve continuar a prestar as informações dos seus empregados, além de fechar as folhas de pagamento e gerar as guias de pagamento (DAE). Contudo, estão em desenvolvimento e serão apresentadas em breve novas ferramentas para os módulos web (reformulação de telas, fluxos simplificados – “wizards”, assistente virtual – “chatbot”, melhoria no sistema de ajuda, dentre outros), o que significa que haverá mudanças no eSocial doméstico, de maneira a facilitar ainda mais a vida do empregador. Pesquisa com usuários realizada pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia identificou os principais pontos que demandam melhoria no sistema e que serão objeto de evolução. DEIXE O ESCRITÓRIO G&S SINUELO CUIDAR DA CONTABILIDADE DA SUA EMPRESA

O Escritório G&S Sinuelo está preparado para todas as mudanças do Esocial. Com profissionais qualificados  e familiarizados com os ideais e peculiaridades de cada cliente, os contabilistas associados conquistaram a confiança e o carisma dos clientes.

O G&S Sinuelo é reconhecido por atuar há vários anos prestando serviços contábeis à comunidade Canguçuense, sempre com o objetivo de atuar lado a lado, atendendo ao cliente de maneira séria, eficiente e segura.

O escritório fica situado na Rua General Osório, número 1303, no centro. O telefone para contato é: (53) 3252-2362.

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