Fique bem informado com o JCN:

Geral

Senador explica a ausência dos tipos 2 e 3 na portaria que incorpora o medicamento para AME no SUS

Publicado

em

Foto: Assessoria de Imprensa/Reprodução

Na tarde desta quarta-feira (24), o deputado federal Daniel Trzeciak (Daniel da TV) (PSDB), o ministro da Saúde Henrique Mandetta e o Senador Luis Carlos Heinze (PP) gravaram um vídeo mandando um recado para a Darleni Schröder Zarnot e o Edison L Zarnot, pais do Diogo Zarnot.

No vídeo, o deputado federal Daniel Trzeciak explicava que o senador Romário Faria estaria apresentando uma portaria que incluiria a liberação do medicamento Spinraza pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para os pacientes de Atrofia Muscular Espinhal (AME) do tipo 2 e 3.

O vídeo gerou repercussão. Até o fim da tarde só havia sido liberada a portaria para os pacientes do tipo 1. O senador se manifestou em suas redes sociais explicando que “houve uma restrição aos pacientes do tipo 1 que necessitam de ventilação mecânica permanente.” relatou o político nas redes.

Segundo o senador, só estão de fora, por enquanto, aqueles pacientes que necessitam de apoio para respirar 24 horas por dia. O paciente traqueostomizado, que consiga respirar por algum tempo sem o aparelho de ventilação, receberá a medicação.

Nas redes sociais, o senador explicou ainda como ficará para os pacientes do tipo 2 e 3, como é o caso do menino Diogo. Ele explicou que a portaria está sendo apresentada ao Ministério, mas não adiantou um prazo para a aprovação.

“Estou conversando com o ministério para que os pacientes que necessitam de ventilação mecânica permanente sejam incluídos em outra portaria, a que incluirá os subtipos 2 e 3 da doença.” explicou o senador.

Segundo Faria, nesta outra portaria, o Ministério fornecerá a medicação na modalidade compartilhamento de risco. A Modalidade é inédita no Brasil e o laboratório se compromete a devolver o crédito daqueles pacientes que não responderem ao tratamento.

“Nossa luta é para que todos os pacientes recebam a medicação. As conversas com o ministro, um homem sensível a causa e que conheço de muita luta, vão continuar. Peço as famílias que não desanimem, comemorem essa pequena vitória. É um avanço importante” completou o político, no facebook.

Geral

Michel Reiznault assume como secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Canguçu/Reprodução

Na última segunda-feira (02), foi realizada a cerimônia de posse do novo secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Michel Cunha Reiznault. A pasta estava sob a coordenação de Paulo Fernando Peres.

De acordo com a assessoria de imprensa, Michel é Agente de Desenvolvimento pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (SEBRAE), ingressou em 2017 no núcleo de Indústria, Comércio e Serviços e responde ainda pela pasta do turismo.       

Em nota, Reiznault ressaltou a importância do apoio de funcionários especializados e entidades parceiras do município para prover continuidade ao trabalho desenvolvido e disse estar estudando novidades para avançar a área da agricultura.

com informações da assessoria de imprensa

Continue Lendo

Destaques da Semana

Copyright © 2019 — Jornal Canguçu Notícia LTDA